Gaudêncio Torquato é formado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap/PE) e doutor em Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).
Foi repórter no Jornal do Commercio, na Folha de S.Paulo e no Correio da Manhã. Em 1966, venceu o Prêmio Esso de Jornalismo na categoria Científica, por uma série de reportagens sobre a doença da barriga d’água.
Lecionou na graduação e na pós-graduação da USP, na Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), na Faculdade Cásper Líbero e na Universidade Metodista.
Foi colunista no jornal O Estado de S. Paulo por mais de duas décadas. Agora, seus artigos são publicados semanalmente no Blog do Noblat, do jornal O Globo Online. Torquato é autor de 14 livros, entre eles, Tratado de comunicação organizacional e política, Marketing político e governamental e Comunicação nas organizações: empresas privadas, instituições e setor público.
Atualmente, Torquato presta consultoria em marketing institucional e político e em comunicação organizacional. Ele fundou e preside a GT Marketing e Comunicação. É membro da Academia Paulista de História, vice-presidente da Associação Brasileira de Consultores Políticos e Eleitorais (ABCOP) e conselheiro do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) e do Instituto Baccarelli.
UM BRASIL
Torquato falou sobre a crise de representação política enfrentada pelos brasileiros em entrevista publicada em 14 de outubro de 2014.
Segundo a médica Vera Cordeiro, do Instituto Dara, combater desigualdades passa por garantir atenção, dignidade e direitos às crianças
ver em detalhesPara o cientista político Fernando Schüler, o País precisa abandonar polarização e focar em questões mais relevantes
ver em detalhesPara Christopher Garman, crescem figuras políticas com discurso antissistema e anti-imigração na Europa, nos Estados Unidos e na América Latina
ver em detalhes