Gaudêncio Torquato é formado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap/PE) e doutor em Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).
Foi repórter no Jornal do Commercio, na Folha de S.Paulo e no Correio da Manhã. Em 1966, venceu o Prêmio Esso de Jornalismo na categoria Científica, por uma série de reportagens sobre a doença da barriga d’água.
Lecionou na graduação e na pós-graduação da USP, na Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), na Faculdade Cásper Líbero e na Universidade Metodista.
Foi colunista no jornal O Estado de S. Paulo por mais de duas décadas. Agora, seus artigos são publicados semanalmente no Blog do Noblat, do jornal O Globo Online. Torquato é autor de 14 livros, entre eles, Tratado de comunicação organizacional e política, Marketing político e governamental e Comunicação nas organizações: empresas privadas, instituições e setor público.
Atualmente, Torquato presta consultoria em marketing institucional e político e em comunicação organizacional. Ele fundou e preside a GT Marketing e Comunicação. É membro da Academia Paulista de História, vice-presidente da Associação Brasileira de Consultores Políticos e Eleitorais (ABCOP) e conselheiro do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) e do Instituto Baccarelli.
UM BRASIL
Torquato falou sobre a crise de representação política enfrentada pelos brasileiros em entrevista publicada em 14 de outubro de 2014.
Economia e Negócios
Gesner Oliveira, professor na FGV, ressalta a importância de modernizar o Estado brasileiro, garantir segurança jurídica e desenvolver um ‘sistema tributário racional’
ver em detalhes
Internacional
Germano de Almeida, analista de política internacional, reflete sobre os rumos de uma nova ordem global
ver em detalhes
Internacional
Na série ‘Diálogos Presidenciais’, Andrés Pastrana, ex-presidente da Colômbia, compartilha memórias e reflexões de quem já viveu o poder
ver em detalhes