Cristovam Buarque é engenheiro pela Escola de Engenharia do Recife com doutorado em Economia na Universidade de Sorbonne, em Paris, na França.
Trabalhou seis anos no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), onde chefiou equipes de elaboração de projetos financiados pela instituição em toda a América Latina. Foi governador do Distrito Federal de 1995 a 1998, quando criou o Bolsa Escola.
Foi também ministro da Educação entre 2003 e 2004, no primeiro mandato do ex-presidente Lula. Filiado ao Partido Popular Socialista (PPS), foi reeleito nas eleições de 2010 para o Senado pelo Distrito Federal, com mandato até 2018.
Buarque já foi reitor e é professor emérito da Universidade de Brasília (UnB), no Departamento de Economia. Tem mais de 20 livros publicados, entre eles O berço da desigualdade e A eleição do ditador.
UM BRASIL
Buarque falou ao UM BRASIL sobre os descaminhos do sistema de ensino brasileiro, em entrevista publicada em 31 de outubro de 2017.
Economia e Negócios
Gesner Oliveira, professor na FGV, ressalta a importância de modernizar o Estado brasileiro, garantir segurança jurídica e desenvolver um ‘sistema tributário racional’
ver em detalhes
Internacional
Germano de Almeida, analista de política internacional, reflete sobre os rumos de uma nova ordem global
ver em detalhes
Internacional
Na série ‘Diálogos Presidenciais’, Andrés Pastrana, ex-presidente da Colômbia, compartilha memórias e reflexões de quem já viveu o poder
ver em detalhes