Cientista Político, mestre e doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Carlos Melo é professor tempo integral do Insper desde 1999. É analista político, com participação em vários veículos de comunicação, palestrante e consultor de empresas nacionais e estrangeiras.
Colaborador de vários veículos de comunicação, é também colunista do UOL. Pesquisador de temas como eleições, partidos, conflito político e liderança política, Melo é integrante da equipe dos Centro de Políticas Públicas, Centro de Liderança e Inovação, todos do Insper.
É professor de Sociologia e Política (Graduação) e de Estratégia e Política (Mestrado), e do Curso de Relações Governamentais, todos no Insper. Coordenador da Trilha de Humanidade e membro do Conselho Acadêmico da Instituição. É autor do livro “Collor: o ator e suas circunstâncias” (Novo Conceito).
UM BRASIL
Em entrevista ao Canal UM BRASIL, publicada em maio de 2025, Melo avaliou que, cada vez mais as transformações e os avanços tecnológicos têm ocorrido em um curto período, mas o Estado não reage na mesma velocidade. “Transitamos do rádio e da televisão para a Inteligência Artificial num período muito curto. A transformação foi muito rápida. Os nossos pais tinham um ritmo de transformação lento. O dos nossos filhos e netos é uma coisa vertiginosa. É uma revolução”, refletiu.
Educação e Cultura
Na opinião de Anderson Correia, ex-reitor do ITA e ex-presidente da Capes, não basta apenas investir em educação superior para formar profissionais qualificados
ver em detalhes
Economia e Negócios
Gesner Oliveira, professor na FGV, ressalta a importância de modernizar o Estado brasileiro, garantir segurança jurídica e desenvolver um ‘sistema tributário racional’
ver em detalhes
Internacional
Germano de Almeida, analista de política internacional, reflete sobre os rumos de uma nova ordem global
ver em detalhes