Professora do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Iesp-Uerj).
Pesquisadora do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CNPq) e membro da Ordem Nacional do Mérito Científico.
PhD em Ciência Política pela Universidade de Chicago (Estados Unidos).
Foi professora de Ciência Política na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Foi pesquisadora sênior do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e coordenadora da área de Política e Sociedade e da diretoria científica da instituição, além de diretora do Centro de Estudos da Metrópole (CEM).
Foi pesquisadora visitante em várias universidades e centros de pesquisa. Realiza estudos sobre instituições políticas, relações entre Executivo e Legislativo, políticas públicas e eleições.
UM BRASIL
Em entrevista ao canal, em maio de 2022, Argelina avalia a relação entre Executivo e Legislativo no âmbito federal. Mais especificamente, analisa a forma como a Câmara dos Deputados busca equilibrar sua função de principal representante do povo, ao mesmo tempo que se articula internamente em torno da governabilidade e da distribuição de poderes – mais (ou menos) favorável ao governo.
Segundo o economista Rafael de la Cruz, as eleições no país ocorreram sem legitimidade e regime de Maduro é insustentável
ver em detalhesSegundo Luciano Menezes, CEO do World Trade Center Lisboa, empresas nacionais precisam se internacionalizar
ver em detalhesEconomista-chefe para América Latina e do Caribe no Banco Mundial, William Maloney acredita que estamos vivendo um momento de reorganização das cadeias produtivas globais. Assista.
ver em detalhes