Ana Paula Vescovi é economista-chefe do Santander Brasil.
Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), tem especialidade em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP-DF). Tem ainda mestrado em Economia do Setor Público pela Universidade de Brasília (UnB) e em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (EBAP-RJ).
Atuou por dez anos na Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda, entre 1997 e 2007, onde exerceu os cargos de coordenadora de Políticas Setoriais, coordenadora-geral de Indústria, assessora de gabinete e secretária-adjunta.
Entre 2007 e 2010, foi presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, do Governo do Estado do Espírito Santo e, de 2010 a 2014, assessora econômica do Senador Ricardo Ferraço no Senado Federal. Exercia o cargo de secretária de Fazenda do Espírito Santo quando foi indicada em 2016 para a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), sendo a primeira mulher a ocupar essa posição. Em 2018, também ocupou o cargo de secretária-executiva do Ministério da Fazenda.
Já passou pelos conselhos do IRB e da Eletrobras, além de ter presidido o Conselho de Administração da Caixa Econômica Federal (CEF).
UM BRASIL
Em entrevista ao canal UM BRASIL em junho de 2023, Ana Paula Vescovi avaliou os últimos resultados da economia brasileira e as perspectivas para as reformas que estão por vir.
Em conversa anterior com o canal, publicada em janeiro de 2018, ela falou da necessidade de equilibrar as contas públicas. A entrevista foi realizada em parceria do Columbia Global Centers do Rio de Janeiro, braço da Universidade Columbia, de Nova York.
Segundo o economista Rafael de la Cruz, as eleições no país ocorreram sem legitimidade e regime de Maduro é insustentável
ver em detalhesSegundo Luciano Menezes, CEO do World Trade Center Lisboa, empresas nacionais precisam se internacionalizar
ver em detalhesEconomista-chefe para América Latina e do Caribe no Banco Mundial, William Maloney acredita que estamos vivendo um momento de reorganização das cadeias produtivas globais. Assista.
ver em detalhes