Amyr Klink é navegador, palestrante, escritor e empreendedor.
Aos dez anos, em Paraty (RJ), comprou a sua primeira canoa, iniciando uma coleção que ultrapassa 30 embarcações.
Em 1983, terminou a construção de seu primeiro barco, o IAT, com o qual fez, no ano seguinte, a primeira travessia solitária a remo do Atlântico Sul – da Namíbia, na África, até a praia da Espera, na Bahia.
Em 1986, realizou a primeira de suas 15 viagens à Antártica. Três anos depois, estreou como velejador a bordo do barco Paratii em uma viagem solitária de 642 dias, passando sete meses e meio imóvel em uma invernagem antártica.
Em 1998, mais uma vez a bordo do Paratii, iniciou o Projeto Antártica 360 Graus, em que faz a circunavegação polar pela rota mais difícil.
Concluiu a construção do Paratii 2, o mais moderno veleiro já feito no Brasil, em 2001. De dezembro de 2003 a fevereiro de 2004, refez a circunavegação polar, dessa vez com uma tripulação de cinco homens.
É sócio do Museu do Mar, em São Francisco do Sul (SC), e autor dos livros Cem dias entre céu e mar, Paratii entre dois pólos, As janelas do Paratii, Mar sem fim e Linha d’água.
UM BRASIL
Em entrevista ao UM BRASIL, em parceria com a Expert XP 2018, Amyr Klink falou sobre o potencial empreendedor do brasileiro, novos valores sociais com o advento da economia compartilhada e sua disposição para ter uma vida menos centrada na acumulação de bens. A entrevista foi ao ar no dia 25 de setembro de 2018.
Brasil pode ser um grande responsável pela segurança energética do mundo, mas esbarra em entraves regulatórios, avalia Adriano Pires, do CBIE
ver em detalhesIzabella Teixeira, conselheira consultiva internacional do Cebri, afirma que o clima é uma agenda de desenvolvimento no mundo todo
ver em detalhesEm debate promovido pelo UM BRASIL e Movimento Pessoas à Frente, especialistas discutem os impasses da agenda da Reforma Administrativa no País
ver em detalhes