UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
VOLTAR

Entrevistados

Adolfo Mesquita Nunes

  • COMPARTILHAR

Adolfo Mesquita Nunes é advogado, jurista e ativista político português.

Foi deputado e secretário de Estado do Turismo (2013-2015) de Portugal.

É licenciado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa (UCP) e mestre em Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade de Lisboa (ULisboa).

Publicou, em 2020, o livro A grande escolha: mundo global ou países fechados?.

UM BRASIL

Em entrevista ao UM BRASIL, Adolfo Mesquita Nunes afirma que a globalização é um processo irreversível e que proporcionou diversos avanços ao mundo nas últimas décadas. Ele rechaça críticas ao processo de expansão e integração das economias e diz que o desafio atual é preparar as pessoas para empregos que requeiram novas habilidades. O jurista faz críticas à polarização política, avalia que a democracia pode ser corroída por dentro e indica que o modelo chinês de controle político da economia pode ser uma ameaça ao mundo. A entrevista foi ao ar no dia 19 de novembro de 2021.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Economia e Negócios

Brasil precisa de pacto político para elevar patamares de crescimento

O economista Ricardo Sennes e Sandra Rios, ‘senior fellow’ do Cebri, debatem os desafios da abertura comercial em tempos de protecionismo

ver em detalhes
Economia e Negócios

Transição energética pode levar décadas e deve ser financiada com a renda do petróleo

Acadêmico Rodrigo Tavares defende que o Brasil use as receitas da exploração dos fósseis para custear a descarbonização

ver em detalhes
Economia e Negócios

Produtividade no Brasil precisa estar no centro das discussões 

O economista Bruno Funchal defende que a agenda da produtividade é fundamental para o desenvolvimento econômico sustentável

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

Acompanhe nossos posts no LinkedIn e fique por dentro
das ideias que estão moldando o debate público.