UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
VOLTAR

Entrevistados

Sonia Guimarães

  • COMPARTILHAR
  • GOSTEI

Professora no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) da Força Aérea brasileira.

Palestrante nos temas “Incentivo às meninas para optarem por ciências exatas, tecnologias e engenharias em suas carreiras”; “Revolução digital e as profissões do futuro”; “Empreendedorismo”; “Luta contra o racismo e discriminação de gênero”; entre outros.

Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN).

Presidente da Comissão de Justiça, Equidade, Diversidade e Inclusão (JEDI), da Sociedade Brasileira de Física (SBF).

Conselheira fundadora da Afrobras, ONG mantenedora da Universidade Zumbi dos Palmares.

Conselheira do Conselho Municipal Para a Promoção de Igualdade Racial (Compir), da Prefeitura de São José dos Campos.

Inventora patenteada de técnica de produção de sensores de radiação infravermelha.

Primeira mulher negra brasileira a obter um doutorado em Física.

Graduada em Licenciatura de Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), com mestrado em Física Aplicada pelo Instituto de Física e Química de São Carlos, da Universidade de São Paulo (USP), e doutorado em Materiais Eletrônicos pela University of Manchester Institute of Science and Technology (Umist).

UM BRASIL 

Em entrevista ao canal, Sonia explica que, durante muito tempo, foi difundido na sociedade que o cérebro da mulher não era biologicamente capaz de lidar com temas complexos. Em razão disso, elas sempre tiveram menos oportunidades e opções de escolha, tendo sido até mesmo impedidas de tentar adentrar determinadas carreiras em instituições de prestígio. A entrevista foi ao ar em abril de 2023.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Entrevista

Venezuela pode superar crise com uma transição pacífica de poder 

Segundo o economista Rafael de la Cruz, as eleições no país ocorreram sem legitimidade e regime de Maduro é insustentável

ver em detalhes
Economia e Negócios

Desafios e oportunidades para o Brasil no mercado global

Segundo Luciano Menezes, CEO do World Trade Center Lisboa, empresas nacionais precisam se internacionalizar

ver em detalhes
Economia e Negócios

Por carências educacionais, países da América Latina perdem em produtividade

Economista-chefe para América Latina e do Caribe no Banco Mundial, William Maloney acredita que estamos vivendo um momento de reorganização das cadeias produtivas globais. Assista.

ver em detalhes

quer trazer mais razão para dentro das suas discussões? compartilhe nossos shorts. é informação na medida certa.

assine nossa newsletter

Qualidade jornalística 1X por semana no seu e-mail