UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
VOLTAR

Entrevistados

Mario Sergio Cortella

  • COMPARTILHAR

Graduado em Filosofia, com mestrado e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Atuou como professor titular do Departamento de Fundamentos da Educação e da Pós-Graduação em Educação da PUC-SP, entre 1977 e 2012.

Foi membro do Conselho Técnico Científico da Educação Básica da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), do Ministério da Educação, entre 2008 e 2010.

Foi secretário municipal de Educação de São Paulo, entre 1991 e 1992.

Atua, principalmente, com temas como educação libertadora, ética, multiculturalidade, antropologia filosófica e epistemologia, assuntos que também baseiam suas palestras.

É autor de mais de 20 livros. Sua publicação mais recente é A diversidade: aprendendo a ser humano, lançado em junho de 2020.

UM BRASIL

Em entrevista ao canal, em julho de 2020, ele põe em debate pontos como o preconceito e a ignorância elevados a um sentimento nacionalista, o perigo da descrença na ciência, os rumos da educação e a importância de que a liberdade seja um direito coletivo garantido. “A minha liberdade não acaba quando começa a do outro, a minha liberdade acaba quando acaba a do outro. Se algum ser humano não é livre, ninguém é livre”, pondera.

Em nova entrevista ao UM BRASIL, em agosto de 2020 – fruto de parceria com a Brazilian  Student  Association  (BRASA) –, Cortella põe em debate a desigualdade em torno do acesso ao ensino de qualidade em escolas públicas e analisa como a pandemia agrava ainda mais esse problema estrutural. Ele também explica como os governos estaduais podem tornar o ensino remoto mais difundido, afora a perspectiva tecnológica.

Crédito da foto:  Tomás Arthuzzi_Nova Escola

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Economia e Negócios

Regulação clara das novas tecnologias favorece a inovação 

Debate em parceria com o Instituto Ethos discute caminhos para uma Inteligência Artificial ética, responsável e inclusiva

ver em detalhes
Entrevista

Influência das relações internacionais nas eleições será cada vez maior

No pleito de 2026, a política externa deverá ser fator determinante, defende o pesquisador Feliciano de Sá Guimarães

ver em detalhes
Economia e Negócios

Excesso de processos burocráticos traz prejuízos às empresas e ao País 

Agilizar a burocracia é uma questão de desenvolvimento, defende a economista Sary Levy-Carciente

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

Acompanhe nossos posts no LinkedIn e fique por dentro
das ideias que estão moldando o debate público.