Entrevistado do UM BRASIL está entre os 50 melhores educadores do mundo
O brasileiro Jayse Ferreira, professor de Educação Artística na Escola de Referência Frei Orlando (EREM), em Itambé, Pernambuco, está na lista final dos 50 melhores educadores do mundo no Global Teacher Prize, considerado o “prêmio Nobel da educação”.
Ele foi entrevistado pelo UM BRASIL em 2016 para falar sobre práticas inovadoras em escolas públicas brasileiras. Na época, Ferreira já havia sido escolhido como o melhor docente do Brasil na categoria “Ensino médio” no 8º Prêmio Professores do Brasil e ganhou o prêmio com o projeto Eu Sou uma Obra de Arte: Etnias do Mundo.
O educador está na lista da Global Teacher Prize por desenvolver projetos que envolvem filmes e ensaios fotográficos e têm a participação dos alunos e da comunidade. Os estudantes foram incentivados a escrever curtas-metragens, e o resultado final foi exibido para os moradores da cidade de Itambé, local conhecido pela violência e pobreza. Como resultado, a evasão escolar diminuiu e as inscrições em universidades aumentaram entre os alunos do ensino médio.
Ferreira foi selecionado entre mais de 10 mil candidatos de 179 países de todo o mundo. A próxima etapa ocorre em fevereiro de 2019, quando a Academia do Prêmio Global de Professores anunciará os dez finalistas. A entrega do prêmio de US$ 1 milhão será em março, em Dubai, nos Emirados Árabes.
CONTEÚDOS RELACIONADOS

Sócio-fundador do grupo Consumoteca fala sobre a influência da cultura nos negócios e na sociedade
Antropólogo Michel Alcoforado defendeu que a desigualdade no Brasil é cultural e pode ser "desinventada"
ver em detalhes
Revista Problemas Brasileiros e Casa Balaio debatem em Belém os desafios da COP30
O Encontros COP30: Clima, Impacto e Mercado acontecerá em Belém, no dia 1 de outubro.
ver em detalhes
Economista debate as causas e as soluções para o emprego informal no País
Da informalidade à economia digital, André Mancha discute desafios do trabalho no Brasil
ver em detalhes