UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
VOLTAR

Entrevistados

Renato Sérgio de Lima

  • COMPARTILHAR

Renato Sérgio de Lima é diretor-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e professor do Departamento de Gestão Pública da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP).

É graduado em Ciências Sociais (1995), mestre (2000) e doutor (2005) em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Concluiu, em 2010, o pós-doutorado pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Também é visiting scholar no Centro de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Cambridge, na Inglaterra (2017-2018).

Tem desenvolvido projetos sobre violência, segurança pública, transparência e estatísticas públicas.

UM BRASIL

Em entrevista ao UM BRASIL, Renato Sérgio de Lima comenta sobre a segurança pública no País e ressalta que o assunto foi negligenciado na elaboração da Constituição de 1988, sendo que as principais leis penais e processuais vigentes são anteriores à Carta Magna. Também diz que o Estado abandonou as políticas públicas de segurança para as polícias e que tanto governos de direita quanto de esquerda erram o diagnóstico sobre como reduzir a violência no País. A entrevista, realizada em parceria com o Centro de Liderança Pública (CLP), foi ao ar no dia 11 de dezembro de 2018.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Internacional

Crise institucional leva ao surgimento de líderes autoritários ao redor do mundo 

Germano de Almeida, analista de política internacional, reflete sobre os rumos de uma nova ordem global

ver em detalhes
Internacional

Formação política é fundamental para renovar a democracia

Na série ‘Diálogos Presidenciais’, Andrés Pastrana, ex-presidente da Colômbia, compartilha memórias e reflexões de quem já viveu o poder

ver em detalhes
Economia e Negócios

Os obstáculos e as possibilidades dos brasileiros em Portugal 

Para Fernando Senise, sócio-executivo do escritório de advocacia Brasil Salomão, o país europeu é destino natural de quem procura a internacionalização

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

Acompanhe nossos posts no LinkedIn e fique por dentro
das ideias que estão moldando o debate público.