UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
Voltar
ANTERIOR PRÓXIMO
 

Mário Spinelli fala sobre o combate à corrupção em SP

Publicado em: 4 de agosto de 2014

ENTREVISTADOS

MEDIAÇÃO

Em entrevista ao UM BRASIL, o controlador-geral do Município de São Paulo, Mário Vinícius Claussen Spinelli, avalia que, além do desvio imediato dos recursos públicos, a corrupção causa prejuízos secundários muito grandes e danosos ao Estado.

“Um ambiente de corrupção é um ambiente marcado pela desconfiança. Quando existe corrupção de forma disseminada, novas regras são criadas, o Estado fica ainda mais ineficiente e burocrático, ou seja, há um custo secundário enorme para o Estado”, ressalta.

Questionado sobre a visão distorcida dos brasileiros, que toleram e encaram com certa naturalidade atos de corrupção no dia a dia, Mário Spinelli diz que precisamos ir além do discurso de que a corrupção decorre da cultura do brasileiro, de que viemos de um Estado patrimonialista onde o público sempre se confundiu com o privado.

“Evidentemente, isso contribuiu, mas não é apenas isso. Temos que olhar para os países que caminharam muito bem na luta contra a corrupção e vamos verificar que é preciso uma mudança cultural, com relação à tolerância à corrupção, mas também uma mudança institucional – temos que ter uma legislação que permita, de fato, reduzir a corrupção no País”, analisa.”

 

 

ENTREVISTADOS

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Economia e Negócios

Brasil precisa construir pontes, e não escolher lados 

Economista Marcos Troyjo fala sobre as oportunidades para o País no jogo geopolítico

ver em detalhes
Política

A democracia não está em crise, mas em transformação

Jurista Vitalino Canas fala sobre os rumos dos sistemas de governo no Brasil e no mundo, além da necessidade de regular as plataformas digitais

ver em detalhes
Economia e Negócios

Brasil precisa de pacto político para elevar patamares de crescimento

O economista Ricardo Sennes e Sandra Rios, ‘senior fellow’ do Cebri, debatem os desafios da abertura comercial em tempos de protecionismo

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

Acompanhe nossos posts no LinkedIn e fique por dentro
das ideias que estão moldando o debate público.