UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
VOLTAR

Entrevistados

Otaviano Canuto

  • COMPARTILHAR
  • GOSTEI

Otaviano Canuto é ex-diretor-executivo do Banco Mundial para o Brasil e outros oito países. Hoje, atua como pesquisador sênior no Policy Center for the New South.

Foi diretor-executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI), vice-presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e secretário para assuntos internacionais do Ministério da Fazenda.

Também foi professor de Economia da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

É formado em Economia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e doutor na mesma área pela Unicamp.

UM BRASIL

Otaviano Canuto concedeu quatro entrevistas para o UM BRASIL.  Na primeira, comenta sobre os motivos que fazem o Brasil crescer menos do que poderia.

No segundo encontro, realizada em parceria com o Columbia Global Centers | Rio de Janeiro, discorre sobre o papel do Estado, a crise fiscal e o comércio exterior brasileiro.

Em sua terceira participação, debate, ao lado do fundador do Movimento Brasil 21, Pedro Henrique de Cristo, sobre como a eficiência das políticas públicas pode mudar o comportamento das pessoas.

Em mais uma entrevista, Canuto fala a respeito da abundância de recursos naturais do Brasil e das reformas que são capazes de combater a baixa produtividade e a “obesidade” do Estado.

Em sua conversa mais recente com o Canal UM BRASIL, Canuto defendeu que problemas em áreas estratégicas – como infraestrutura – e um péssimo ambiente de negócios geram atrasos no desenvolvimento do País. 

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Entrevista

Venezuela pode superar crise com uma transição pacífica de poder 

Segundo o economista Rafael de la Cruz, as eleições no país ocorreram sem legitimidade e regime de Maduro é insustentável

ver em detalhes
Economia e Negócios

Desafios e oportunidades para o Brasil no mercado global

Segundo Luciano Menezes, CEO do World Trade Center Lisboa, empresas nacionais precisam se internacionalizar

ver em detalhes
Economia e Negócios

Por carências educacionais, países da América Latina perdem em produtividade

Economista-chefe para América Latina e do Caribe no Banco Mundial, William Maloney acredita que estamos vivendo um momento de reorganização das cadeias produtivas globais. Assista.

ver em detalhes

quer trazer mais razão para dentro das suas discussões? compartilhe nossos shorts. é informação na medida certa.

assine nossa newsletter

Qualidade jornalística 1X por semana no seu e-mail