Otaviano Canuto é ex-diretor-executivo do Banco Mundial para o Brasil e outros oito países. Hoje, atua como pesquisador sênior no Policy Center for the New South.
Foi diretor-executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI), vice-presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e secretário para assuntos internacionais do Ministério da Fazenda.
Também foi professor de Economia da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
É formado em Economia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e doutor na mesma área pela Unicamp.
UM BRASIL
Otaviano Canuto concedeu quatro entrevistas para o UM BRASIL. Na primeira, comenta sobre os motivos que fazem o Brasil crescer menos do que poderia.
No segundo encontro, realizada em parceria com o Columbia Global Centers | Rio de Janeiro, discorre sobre o papel do Estado, a crise fiscal e o comércio exterior brasileiro.
Em sua terceira participação, debate, ao lado do fundador do Movimento Brasil 21, Pedro Henrique de Cristo, sobre como a eficiência das políticas públicas pode mudar o comportamento das pessoas.
Em mais uma entrevista, Canuto fala a respeito da abundância de recursos naturais do Brasil e das reformas que são capazes de combater a baixa produtividade e a “obesidade” do Estado.
Em sua conversa mais recente com o Canal UM BRASIL, Canuto defendeu que problemas em áreas estratégicas – como infraestrutura – e um péssimo ambiente de negócios geram atrasos no desenvolvimento do País.
Cada vez mais o impacto climático está afetando o mundo dos negócios. Por essa razão, a discussão acerca do tema deixa de ser “ideológica” e passa a entrar para a agenda das empresas no Brasil. É o que pensa Angela Pinhati, diretora de Sustentabilidade da Natura. “Todos os empresários que têm o bom senso de […]
ver em detalhesVera Monteiro, professora na FGV, acredita que a Reforma Administrativa precisa ser uma pauta permanente no Brasil
ver em detalhesSegundo Rodrigo Maia, ex-presidente da Câmara dos Deputados, a democracia depende de harmonia entre Executivo e Legislativo
ver em detalhes