Nélida Piñon é escritora e imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL).
Quinta ocupante da Cadeira 30, em 1996-1997 se tornou a primeira mulher, em cem anos, a presidir a Academia Brasileira de Letras, no ano do seu primeiro centenário.
Suas obras foram traduzidas para mais de 20 países, entre eles Alemanha, França, Espanha, Itália, Estados Unidos e Rússia. Sua obra contempla romances, contos, ensaios, discursos, crônicas e memórias.
Nélida recebeu mais de 20 prêmios nacionais e internacionais. Entre os prêmios está o Príncipe de Astúrias das Letras de 2005, conferido na cidade espanhola de Oviedo. A autora chegou às últimas votações do júri ao lado dos escritores norte-americanos Paul Auster e Philip Roth e do israelense Amos Oz.
É formada em Jornalismo pela Faculdade de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
UM BRASIL
Nélida foi entrevistada pelo UM BRASIL em 1º de setembro de 2017, momento em que a escritora falou sobre o desafio de se criar um país de leitores, a presença das mulheres na literatura nacional e as deficiências do ensino.
Entrevista
Historiador Leandro Garcia comenta relação do imperador com a literatura e critica atraso no processo de abolição
ver em detalhes
Economia e Negócios
Ilana Minev, presidente do Conselho de Administração da Bemol, fala sobre as oportunidades de empreendedorismo no Norte do País
ver em detalhes
Sociedade
Em evento realizado na Casa Balaio, em Belém, especialistas falam sobre como usar narrativas de impacto para engajar a sociedade
ver em detalhes