Série ‘Diálogos Presidenciais’ estreia com entrevista com Andrés Pastrana, ex-presidente da Colômbia
Refletir sobre a liderança a partir de quem já viveu o poder.
Essa é a proposta da nova série de entrevistas que o Canal UM BRASIL – uma realização da FecomercioSP – lançou esta semana, em parceria com o RenovaBR e o Insper, e com curadoria de conteúdo da OEA (Organización de los Estados Americanos).
“Diálogos Presidenciais” busca ampliar o olhar sobre o papel de chefes de Estado da América Latina ao revisitar experiências que marcaram suas trajetórias pessoais e políticas. A solidão do cargo, os dilemas éticos, os momentos de ruptura e as decisões de impacto coletivo são explorados em conversas que vão além da conjuntura e tocam o humano por trás da função.
O primeiro episódio é com Andrés Pastrana, presidente da Colômbia entre 1998 e 2002, em entrevista conduzida pelo jornalista Jaime Spitzcovsky. Em um relato direto e reflexivo, ele compartilha como episódios como seu sequestro em 1988 e as negociações de paz com as Farc moldaram sua visão sobre perdão, autoridade e responsabilidade pública.
Nos próximos episódios, a série pretende conversar com outros ex-chefes de Estado, como Guillermo Lasso (Equador, 2021 – 2023), Mauricio Macri (Argentina, 2015 – 2019), Luis Alberto Lacalle Pou (Uruguai, 2020 – 2025), Laura Chinchilla (Costa Rica, 2010 – 2014), Mireya Moscoso (Panamá, 1999 – 2004), Gabriel Boric (Chile, 2022 – 2026), entre outros.
O primeiro episódio da série já no ar no Canal UM BRASIL, no YouTube.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Internacional
Série ‘Diálogos Presidenciais’ estreia com entrevista com Andrés Pastrana, ex-presidente da Colômbia
Formação política é fundamental para renovar a democracia e compartilha reflexões de quem já viveu o poder , defende o político
ver em detalhes
Notícias
Jurista comenta os rumos dos sistemas de governo no Brasil e no mundo
De acordo com Vitalino Canas, a democracia não está em crise, mas em transformação
ver em detalhes
Notícias
O Brasil deve usar as receitas da exploração dos fósseis para custear a descarbonização, defende acadêmico do Nova School of Business and Economics
Na opinião de Rodrigo Tavares, transição energética pode levar décadas e deve ser financiada com a renda do petróleo
ver em detalhes