Andrés Pastrana foi presidente da Colômbia entre 1998 e 2002. Protagonizou episódios como seu sequestro em 1988 e as negociações de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC). Membro do Partido Conservador Colombiano, chegou ao poder quatro anos depois de ter perdido as eleições para o liberal Ernesto Samper. É filho do também ex-presidente Misael Pastrana. Durante seu mandato implantou o Plano Colômbia, prometido durante a campanha eleitoral, para pacificar o país.
Foi nomeado embaixador da Colômbia nos Estados Unidos, em 2005, pelo presidente Álvaro Uribe, que o sucedeu. Um ano depois, Pastrana renunciou ao cargo em protesto pela nomeação do ex-presidente Ernesto Samper para a Embaixada da França.
Atualmente, é presidente da organização Centrist Democrat International (IDC-CDI).
UM BRASIL
Em janeiro de 2026, Pastrana foi entrevistado pela série especial “Diálogos Presidenciais”, lançada pelo Canal UM BRASIL – uma realização da FecomercioSP -, em parceria com o RenovaBR e o Insper, e com curadoria de conteúdo da OEA (Organización de los Estados Americanos). Em um relato direto e reflexivo, ele compartilha episódios e memórias que moldaram sua visão sobre perdão, autoridade e responsabilidade pública.
Internacional
Na série ‘Diálogos Presidenciais’, Andrés Pastrana, ex-presidente da Colômbia, compartilha memórias e reflexões de quem já viveu o poder
ver em detalhes
Economia e Negócios
Para Fernando Senise, sócio-executivo do escritório de advocacia Brasil Salomão, o país europeu é destino natural de quem procura a internacionalização
ver em detalhes
Economia e Negócios
Economista Marcos Troyjo fala sobre as oportunidades para o País no jogo geopolítico
ver em detalhes