UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
VOLTAR

Entrevistados

Rodrigo Tavares

  • COMPARTILHAR

Rodrigo Tavares é Professor Catedrático Convidado na NOVA School of Business and Economics (Nova SBE). É fundador e CEO do Granito Group, grupo financeiro sediado no Reino Unido dedicado ao avanço da economia sustentável.

Entre 2011 e 2014, chefiou a Assessoria Especial para Assuntos Internacionais do Governo do Estado de São Paulo. De 2008 a 2010, redigiu os relatórios anuais do Secretário-Geral das Nações Unidas sobre o desenvolvimento de África, e trabalhou durante cinco anos na Universidade das Nações Unidas na Bélgica e na Etiópia.

Tem formações pelas Universidade de Gotemburgo (Ph.D.), Universidade de Columbia (Research Fellow com bolsa de pós-doutoramento), Universidade da Califórnia–Berkeley (Visiting Research Fellow) e Universidade de Harvard (Senior Research Fellow).

Foi nomeado Young Global Leader pelo Fórum Económico Mundial (2017) e Jovem Líder pelo Governo do Québec (2011). É colunista da Folha de S.Paulo (Brasil) e do Expresso (Portugal), e comentador na rádio TSF.

UM BRASIL

Em entrevista ao Canal UM BRASIL, publicada em novembro de 2025, Tavares defendeu que o Brasil use as receitas da exploração dos fósseis para custear a descarbonização. “Não é possível o Brasil ser ufanista e dizer que é um ‘campeão ecológico’ em eventos internacionais sobre o meio ambiente e esquecer-se que é o oitavo maior produtor de petróleo do mundo — a caminho de ser o quarto”, disse.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Economia e Negócios

Produtividade no Brasil precisa estar no centro das discussões 

O economista Bruno Funchal defende que a agenda da produtividade é fundamental para o desenvolvimento econômico sustentável

ver em detalhes
Economia e Negócios

Sem conhecimento científico, os recursos naturais não viram riqueza

Professor Marco Antônio Silva Lima, da Uepa, fala dos desafios econômicos e sociais da Amazônia

ver em detalhes
Entrevista

Bioeconomia desafia cultura das commodities no Brasil

Joanna Martins, sócia-fundadora da Manioca e diretora-executiva do Instituto Paulo Martins, defende que o País deve aprender a transformar recursos em valor

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

Acompanhe nossos posts no LinkedIn e fique por dentro
das ideias que estão moldando o debate público.