UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
VOLTAR

Entrevistados

Marco Antônio Silva Lima

  • COMPARTILHAR

Doutor em Desenvolvimento Socioambiental (NAEA/UFPA), Mestre em Planejamento do Desenvolvimento (NAEA/UFPA), Especialista em Marketing (UNAMA) e Bacharel em Administração de Empresas (UFPA).

Atualmente é Professor Assistente do Departamento de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade do Estado do Pará (DFCS/CCSE/UEPA) e Professor Titular do Curso de Administração da Faculdade de Estudos Avançados do Pará (FEAPA).

Membro dos Grupos de Pesquisa “Gestão e Desenvolvimento” (GEDES/CCSE/UEPA), “Grupo de Estudo em Administração e Economia” (GEPADE/CCNT/UEPA) e “Núcleo de Estudos em Sustentabilidade e Gestão Ambiental” (NESGA/ICSA/UNIFESSPA).

UM BRASIL

Em entrevista ao UM BRASIL, publicada em novembro de 2025, o professor e pesquisador defendeu que as capacidades científica e tecnológica de um país podem agregar valor aos bens naturais e transformá-los, de fato, em riquezas.  Ele afirma que o País precisa avançar na produção e na aplicação de ciência no setor de minérios. “Esse conhecimento deve ser transformado em inovação, em capacidade de gerar produtos de alto valor agregado”, resume. 

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Educação e Cultura

Educação básica é garlalo que trava o desenvolvimento do País

Na opinião de Anderson Correia, ex-reitor do ITA e ex-presidente da Capes, não basta apenas investir em educação superior para formar profissionais qualificados

ver em detalhes
Economia e Negócios

Sociedade deve se conscientizar sobre necessidade de reformas para destravar a economia

Gesner Oliveira, professor na FGV, ressalta a importância de modernizar o Estado brasileiro, garantir segurança jurídica e desenvolver um ‘sistema tributário racional’

ver em detalhes
Internacional

Crise institucional leva ao surgimento de líderes autoritários ao redor do mundo 

Germano de Almeida, analista de política internacional, reflete sobre os rumos de uma nova ordem global

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

Acompanhe nossos posts no LinkedIn e fique por dentro
das ideias que estão moldando o debate público.