Sidarta Ribeiro é neurocientista e escritor. É professor titular e um dos fundadores do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ICe-UFRN). É bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutor em Comportamento Animal pela Rockefeller University. Possui pós-doutorado em Neurofisiologia pela Duke University.
É escritor de diversos livros, como O oráculo da noite, As flores do bem e Sonho manifesto: dez exercícios urgentes de otimismo apocalíptico.
Sidarta publica textos regularmente para a coluna SementeAr, do veículo de comunicação independente Sumaúma. Antes disso, foi colunista do jornal Folha de São Paulo e da revista Carta Capital.
UM BRASIL
Em entrevista ao Canal UM BRASIL, publicada em setembro de 2025, Ribeiro disse que o Brasil precisa depositar uma “intenção revolucionária” na Educação. O professor ressaltou a necessidade de construir um “grande pacto nacional” que englobe a melhora na qualidade do ensino e a valorização dos docentes. O escritor também refletiu sobre os caminhos para a construção de um outro futuro nacional, que passa pela capacidade de sonhar um outro Brasil, mais justo. E também passa pela qualidade do sono da população, advertiu.
Economia e Negócios
Professor Marco Antônio Silva Lima, da Uepa, fala dos desafios econômicos e sociais da Amazônia
ver em detalhes
Entrevista
Joanna Martins, sócia-fundadora da Manioca e diretora-executiva do Instituto Paulo Martins, defende que o País deve aprender a transformar recursos em valor
ver em detalhes
Entrevista
Historiador Leandro Garcia comenta relação do imperador com a literatura e critica atraso no processo de abolição
ver em detalhes