Sidarta Ribeiro é neurocientista e escritor. É professor titular e um dos fundadores do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ICe-UFRN). É bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutor em Comportamento Animal pela Rockefeller University. Possui pós-doutorado em Neurofisiologia pela Duke University.
É escritor de diversos livros, como O oráculo da noite, As flores do bem e Sonho manifesto: dez exercícios urgentes de otimismo apocalíptico.
Sidarta publica textos regularmente para a coluna SementeAr, do veículo de comunicação independente Sumaúma. Antes disso, foi colunista do jornal Folha de São Paulo e da revista Carta Capital.
UM BRASIL
Em entrevista ao Canal UM BRASIL, publicada em setembro de 2025, Ribeiro disse que o Brasil precisa depositar uma “intenção revolucionária” na Educação. O professor ressaltou a necessidade de construir um “grande pacto nacional” que englobe a melhora na qualidade do ensino e a valorização dos docentes. O escritor também refletiu sobre os caminhos para a construção de um outro futuro nacional, que passa pela capacidade de sonhar um outro Brasil, mais justo. E também passa pela qualidade do sono da população, advertiu.
O neurocientista e escritor Sidarta Ribeiro acredita que a escola é a instituição capaz de ‘equalizar oportunidades’ no País
ver em detalhesJornalista Silvia Bassi fala sobre os principais entraves do País na era da Inteligência Artificial
ver em detalhesO antropólogo Michel Alcoforado reflete sobre a influência da cultura nas marcas, nos negócios e na sociedade no século 21.
ver em detalhes