Glauco Arbix é um sociólogo brasileiro. Atualmente, é professor titular e coordenador do Observatório da Inovação do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP).
Foi Presidente da FINEP (2011-2015) e Tinker Visiting Professor na Universidade de Wisconsin-Madison (EUA, 2010). Integrou o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (2007-2011) e foi Coordenador Geral do Observatório de Inovação e Competitividade do Instituto de Estudos Avançados da USP (2007-2011).
De 2003 a 2006 foi Presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e Coordenador Geral do Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (2003-2006).
UM BRASIL
Em entrevista ao Canal UM BRASIL, publicada em agosto de 2025, lembrou que a relação entre regulação e inovação é nítida na área da Saúde e medicamentos, que concentra cerca de um terço de toda a inovação mundial e que é extremamente regulamentada. E defendeu a regulação das novas tecnologias, como a Inteligência Artificial.
Em evento realizado na Casa Balaio, em Belém, especialistas debatem soluções para os grandes desafios climáticos do País
ver em detalhesEconomista-chefe da Galápagos Capital, Tatiana Pinheiro, discute o impasse fiscal e as origens da inflação no País
ver em detalhesO neurocientista e escritor Sidarta Ribeiro acredita que a escola é a instituição capaz de ‘equalizar oportunidades’ no País
ver em detalhes