Economista diz que agilizar burocracia é uma questão de desenvolvimento
Na última sexta-feira (15), o Canal UM BRASIL lançou uma entrevista inédita com a economista venezuelana Sary Levy-Carciente, que atua como coordenadora do Índice de Burocracia na América Latina da Florida University.
Durante a conversa, conduzida pelo jornalista Vinícius Mendes, Sary defendeu que agilizar a burocracia não é uma questão só de processos, mas de desenvolvimento e de liberdade do País. Ela lembrou que o excesso de processos burocráticos e a sua morosidade trazem diversos prejuízos às empresas, especialmente na América Latina.
Hoje, os gastos de empresários não se limitam somente ao momento da abertura de um negócio, ressaltou Sary. A principal despesa burocrática é a do funcionamento. O montante pode chegar a US$ 50 bilhões no Brasil.
Sary é Mestre em Economia Internacional e Doutora em Estudos de Desenvolvimento. Desde 2015, é responsável pelo cálculo e análise do Índice Internacional de Direitos de Propriedade, além de coordenar o Índice de Burocracia.
A entrevista completa está — uma realização da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) —, no YouTube.
CONTEÚDOS RELACIONADOS

Economista diz que agilizar burocracia é uma questão de desenvolvimento
Sary Levy-Carciente é coordenadora do Índice de Burocracia na América Latina
ver em detalhes
Empresas devem aprender a minimizar risco político, recomenda sócio-fundador da Dharma Political Risk and Strategy
Em entrevista ao UM BRASIL, Creomar de Souza explica as oriengens da crise entre os Poderes no País
ver em detalhes
Canal UM BRASIL e Tendências Consultoria inauguram parceria
A colaboração deu origem a uma live com a participação da economista Alessandra Ribeiro e do cientista político Rafael Cortez, ambos da Tendências
ver em detalhes