UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
VOLTAR

Entrevistados

Sary Levy-Carciente

  • COMPARTILHAR

Sary Levy-Carciente é uma economista venezuelana, com mestrado em Economia Internacional e doutorado em Estudos de Desenvolvimento. Atualmente, é Pesquisadora Científica no Centro Adam Smith para a Liberdade Econômica da Universidade Internacional da Flórida.

É membro titular da Academia Nacional de Ciências Econômicas (Venezuela), que presidiu de 2021 a 2023, e foi reitora da Faculdade de Ciências Econômicas e Sociais da UCV (2008-2011) e diretora do seu Instituto de Pesquisa (2004-2008). Desde 2015, é responsável pelo cálculo e análise do Índice Internacional de Direitos de Propriedade (PRA, Washington, D.C.) e coordena o Índice de Burocracia.

UM BRASIL

Em entrevista ao Canal UM BRASIL, publicada em agosto de 2025, Sary defendeu que agilizar a burocracia não é uma questão só de processos, mas de desenvolvimento e de liberdade de um país. Para ela, o excesso e a morosidade dos processos burocráticos trazem prejuízos às empresas, especialmente na América Latina.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Educação e Cultura

O Brasil precisa de um pacto nacional pela Educação

O neurocientista e escritor Sidarta Ribeiro acredita que a escola é a instituição capaz de ‘equalizar oportunidades’ no País

ver em detalhes
Entrevista

O Brasil precisa conquistar as soberanias tecnológica e digital 

Jornalista Silvia Bassi fala sobre os principais entraves do País na era da Inteligência Artificial

ver em detalhes
Entrevista

Desigualdade no Brasil é cultural e pode ser “desinventada” 

O antropólogo Michel Alcoforado reflete sobre a influência da cultura nas marcas, nos negócios e na sociedade no século 21.

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

Acompanhe nossos posts no LinkedIn e fique por dentro
das ideias que estão moldando o debate público.