Pedro Santa Clara é diretor do TUMO Portugal, professor catedrático de Finanças na NOVA School of Business and Economics (NOVA SBE) e empreendedor social.
Publicou mais de 30 artigos em revistas acadêmicas de referência na área das Finanças e Economia. Foi pesquisador associado do National Bureau of Economic Research e do Center for Economic Policy Research. Liderou a criação da Fundação Alfredo de Sousa, que presidiu entre 2015 e 2018.
No início de 2019, fundou a Shaken Not Stirred, empresa que promove e gere projetos de educação. Também é fundador e membro do Conselho de Administração do Instituto Mais Liberdade, think tank que promove ideais liberais de liberdade individual, economia de mercado e democracia. É sócio-fundador da Atrium Portofolio Managers, gestora de ativos criada em 1999, e da Data4Deals, startup fintech criada de 2021.
UM BRASIL
Em entrevista ao Canal UM BRASIL, publicada em maio de 2025, afirmou que a educação precisa acompanhar a revolução tecnológica em curso. Para ele, ferramentas como o ChatGPT e outras plataformas digitais devem ser consideradas “players na educação”. “A IA permite desenvolver experiências de aprendizagem muito mais ricas do que a escola tradicional”, disse Santa-Clara.
Economia e Negócios
O economista Ricardo Sennes e Sandra Rios, ‘senior fellow’ do Cebri, debatem os desafios da abertura comercial em tempos de protecionismo
ver em detalhes
Economia e Negócios
Acadêmico Rodrigo Tavares defende que o Brasil use as receitas da exploração dos fósseis para custear a descarbonização
ver em detalhes
Economia e Negócios
O economista Bruno Funchal defende que a agenda da produtividade é fundamental para o desenvolvimento econômico sustentável
ver em detalhes