UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
VOLTAR

Entrevistados

Silvia Matos

  • COMPARTILHAR

Silvia Matos é Coordenadora do Boletim Macro IBRE, responsável pela elaboração dos Cenários Macroeconômicos do Instituto. É Professora da Graduação e do Mestrado Profissional em Economia e Finanças (MFEE) da FGV EPGE.  

Foi economista do Departamento de Pesquisa do Banco BBM (2005-2008). É Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Mestre e Doutora em economia pela Escola de Pós-Graduação em Economia (FGV EPGE). Foi eleita Economista-Chefe 2019 pela Ordem de Economistas do Brasil.

Possui publicações nas áreas de macroeconomia e crescimento econômico.

UM BRASIL

Em entrevista publicada em maio de 2025, Silvia afirmou que o País está no negativo há mais de dez anos e que isso se deve a uma dificuldade de gerar receita acima dos gastos. Ela ainda defendeu que o Brasil vive um atraso educacional — tanto no acesso, quanto na qualidade do ensino — que atrapalha o crescimento da produtividade.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Economia e Negócios

Brasil caminha para a eletrificação e desponta no consumo de etanol

Plinio Nastari, presidente e fundador da Datagro, destaca a legislação brasileira para carros elétricos e os esforços na substituição da gasolina pelo biocombustível

ver em detalhes
Sustentabilidade

Agenda climática movimenta a economia e é oportunidade de negócio

A economista e cientista política Júlia Sekula explica como PMEs podem se beneficiar do fator ‘clima’

ver em detalhes

Segurança pública deveria ser planejada em conjunto pelos países latino-americanos

Guillermo Lasso, ex-presidente do Equador, fala sobre sua experiência como líder do executivo em um país marcado pelo narcotráfico

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

Acompanhe nossos posts no LinkedIn e fique por dentro
das ideias que estão moldando o debate público.