Fechar
Play Video

Mário Spinelli fala sobre o combate à corrupção em SP

DEBATEDORES | Mário Spinelli

Em entrevista ao UM BRASIL, o controlador-geral do Município de São Paulo, Mário Vinícius Claussen Spinelli, avalia que, além do desvio imediato dos recursos públicos, a corrupção causa prejuízos secundários muito grandes e danosos ao Estado.

“Um ambiente de corrupção é um ambiente marcado pela desconfiança. Quando existe corrupção de forma disseminada, novas regras são criadas, o Estado fica ainda mais ineficiente e burocrático, ou seja, há um custo secundário enorme para o Estado”, ressalta.

Questionado sobre a visão distorcida dos brasileiros, que toleram e encaram com certa naturalidade atos de corrupção no dia a dia, Mário Spinelli diz que precisamos ir além do discurso de que a corrupção decorre da cultura do brasileiro, de que viemos de um Estado patrimonialista onde o público sempre se confundiu com o privado.

“Evidentemente, isso contribuiu, mas não é apenas isso. Temos que olhar para os países que caminharam muito bem na luta contra a corrupção e vamos verificar que é preciso uma mudança cultural, com relação à tolerância à corrupção, mas também uma mudança institucional – temos que ter uma legislação que permita, de fato, reduzir a corrupção no País”, analisa.”

 

 

Mais Vistos