UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
Voltar
ANTERIOR PRÓXIMO
 

Luiz Felipe Pondé, professor da FAAP, discute democracia e movimentos sociais

Publicado em: 2 de julho de 2014

ENTREVISTADOS

MEDIAÇÃO

Luiz Felipe Pondé, professor de Filosofia da FAAP, reflete sobre a maturidade da democracia brasileira, a ocupação das ruas por movimentos sociais e o cenário de paralisações de 2014.

Segundo ele, “a democracia fica muita viva em momentos de crise, de tensão”. Luiz Felipe Pondé acredita que a política se transformou, para muitos, em uma espécie de teologia. “Deus não existe, mas existe a História, existe a justiça social”, diz.

Em entrevista ao UM BRASIL, o filósofo analisa ainda a percepção das pessoas diante de políticas de transferência de renda. “O consumo tem uma dimensão civilizadora. À medida que as pessoas passam a ganhar e comprar mais, ficam mais atentas aos impostos que pagam”. Para ele, o brasileiro está começando a ficar mais exigente.

ENTREVISTADOS

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Educação e Cultura

Brasil precisa resolver o gargalo da educação básica

Na opinião de Anderson Correia, ex-reitor do ITA e ex-presidente da Capes, não basta apenas investir em educação superior para formar profissionais qualificados

ver em detalhes
Economia e Negócios

Brasil precisa se conscientizar sobre a necessidade de reformas para destravar a economia

Gesner Oliveira, professor na FGV, ressalta a importância de modernizar o Estado brasileiro, garantir segurança jurídica e desenvolver um ‘sistema tributário racional’

ver em detalhes
Internacional

Crise institucional leva ao surgimento de líderes autoritários ao redor do mundo 

Germano de Almeida, analista de política internacional, reflete sobre os rumos de uma nova ordem global

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

Acompanhe nossos posts no LinkedIn e fique por dentro
das ideias que estão moldando o debate público.