A lógica da corrupção, analisada por Luiz Felipe d’Avila
ENTREVISTADOS
MEDIAÇÃO
O cientista político Luiz Felipe d’Avila, diretor-presidente do Centro de Liderança Pública (CLP), analisa a lógica da corrupção e suas origens, o papel dos gestores públicos e os valores da sociedade contemporânea.
Ele avalia que “a corrupção é a febre e não a doença, indicando um sistema que não está andando bem”. Em entrevista ao UM BRASIL, o cientista político ressalta que a impunidade ainda é um problema estrutural no Brasil.
Por outro lado, ele diz é um hábito brasileiro achar que prender alguns culpados resolverá o problema. Luiz Felipe d’Avila reafirma a necessidade de punição, mas enfatiza que a estrutura está viciada.
Ele questiona: “Como podemos mudar a governança nas estatais? Como podemos aproveitar isso como uma grande iniciativa para mudar a seleção e os critérios de escolha de presidentes e conselheiros das estatais e de auditoria interna, entre muitas outras mudanças, para transformar as estatais em empresas competitivas?”
ENTREVISTADOS
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Economia e Negócios
Brasil precisa de pacto político para elevar patamares de crescimento
O economista Ricardo Sennes e Sandra Rios, ‘senior fellow’ do Cebri, debatem os desafios da abertura comercial em tempos de protecionismo
ver em detalhes
Economia e Negócios
Transição energética pode levar décadas e deve ser financiada com a renda do petróleo
Acadêmico Rodrigo Tavares defende que o Brasil use as receitas da exploração dos fósseis para custear a descarbonização
ver em detalhes
Economia e Negócios
Produtividade no Brasil precisa estar no centro das discussões
O economista Bruno Funchal defende que a agenda da produtividade é fundamental para o desenvolvimento econômico sustentável
ver em detalhes