Empreendedores apontam desafios para os empresários brasileiros
O empreendedor é um visionário ao identificar oportunidades de negócios que geram empregos e desenvolvimento econômico. Entrevistados do UM BRASIL falam sobre esse perfil desafiador e o papel de quem empreende no País.
Apesar dos entraves econômicos e da instabilidade política brasileira, a presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano, destaca que uma crise pode ser encarada como oportunidade de expansão. “Aproveitamos o período para abrir lojas em lugares que não conseguiríamos – e conseguimos. A crise nos exige muito mais trabalho e dedicação”, revela.
Na visão do fundador da rede de ensino de idiomas Wizard, Carlos Wizard Martins, existem dois tipos de empreendedores: por oportunidade, que dispõem de certo capital e pesquisam o mercado; e os empreendedores por necessidade, que não conseguiram se realocar em uma empresa e partem para um projeto pessoal em busca de geração de renda.
O professor emérito do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Silvio Meira, também comenta as diferenças entre empreender por necessidade e por oportunidade. “No primeiro caso, o objetivo principal está em sobreviver, enquanto que o segundo tem um impacto social maior ao gerar vagas de trabalho para outras pessoas e resultar em pagamento de impostos”, afirma.
Em outro encontro do canal UM BRASIL, o empresário e professor da Fatec de São José dos Campos, no interior de São Paulo, Agliberto Chagas, afirma ser preciso criar ambientes de confiança e de cooperação para que o empreendedorismo aconteça. Ele dá como exemplo regiões no Brasil e no mundo que passaram por uma reestruturação econômica e que se reergueram justamente usando o empreendedorismo como alavanca.
Em complemento, o coordenador do Centro de Empreendedorismo da Unisal, Leandro Costa, acredita na teoria de que, para um negócio funcionar, ele tem que ser desejável, viável e factível. “Onde houver um problema ou uma oportunidade, sempre existirá um empreendedor para enxergar aquilo e trazer uma melhoria. A multiplicidade de temáticas para empreender é ilimitada”, finaliza.
CONTEÚDOS RELACIONADOS

Revista Problemas Brasileiros e Casa Balaio debatem em Belém os desafios da COP30
O Encontros COP30: Clima, Impacto e Mercado acontecerá em Belém, no dia 1 de outubro.
ver em detalhes
Economista debate as causas e as soluções para o emprego informal no País
Da informalidade à economia digital, André Mancha discute desafios do trabalho no Brasil
ver em detalhes
Canal UM BRASIL inaugura parceria com Instituto Ethos
Debate reuniu especialistas para discutir caminhos para uma Inteligência Artificial ética, responsável e inclusiva
ver em detalhes