Soraya Smaili é reitora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e doutora em Farmacologia pela Escola Paulista de Medicina (EPM) da mesma instituição. Também é mestre em Farmacologia pela EPM/Unifesp e graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo (USP).
Nos Estados Unidos, realizou dois estágios de pesquisa em nível de pós-doutorado nas instituições Thomas Jefferson University e National Institutes of Health (NIH).
Desenvolve pesquisas nas áreas de neurociência e morte celular, área em que é autora de diversos artigos e capítulos de livros.
Desde 2000, coordena o Laboratório de Sinalização de Cálcio e Morte Celular e o Laboratório Multiusuário de Microscopia Confocal da EPM/Unifesp. Também é integrante do Comitê Diretor da Sociedade Internacional de Morte Celular (International Cell Death Society – ICDS).
UM BRASIL
Em entrevista ao UM BRASIL, Soraya Smaili conversa sobre investimentos em ciência e tecnologia, ensino público, ensino superior, fuga de cérebros do País e crises de saúde pública. A entrevista foi publicada em 25 de maio de 2018.
Brasil pode ser um grande responsável pela segurança energética do mundo, mas esbarra em entraves regulatórios, avalia Adriano Pires, do CBIE
ver em detalhesIzabella Teixeira, conselheira consultiva internacional do Cebri, afirma que o clima é uma agenda de desenvolvimento no mundo todo
ver em detalhesEm debate promovido pelo UM BRASIL e Movimento Pessoas à Frente, especialistas discutem os impasses da agenda da Reforma Administrativa no País
ver em detalhes