Fechar

Randall Holcombe

Randall Holcombe é professor de Economia na Universidade Estadual da Flórida e membro sênior do James Madison Institute, um think tank de livre-mercado com sede em Tallahassee, na Flórida (EUA).

É ex-presidente da Sociedade de Escolha Pública e da Sociedade para o Desenvolvimento da Economia Austríaca. Serviu, de 2000 a 2006, no Conselho de Assessores Econômicos do Estado da Flórida no governo de Jed Bush.

No âmbito acadêmico, recebeu o título de PhD em Economia pela Virginia Tech e lecionou na Texas A&M University e na Auburn University.

É autor de mais de 150 artigos publicados em revistas acadêmicas e profissionais e de 15 livros, entre os quais Da liberdade à democracia: a transformação do governo americano (2002), Produzindo prosperidade (2013) e Capitalismo político: como o poder econômico e político é feito e mantido (2018).

Randall Holcombe é considerado o precursor do conceito de “capitalismo de compadrio” – também chamado de “capitalismo de laços”.

UM BRASIL

Em entrevista ao UM BRASIL, realizada em parceria com o Centro Mackenzie de Liberdade Econômica (CMLE), Randall Holcombe argumenta que a prosperidade de um país depende de livre-comércio, Estado de direito, limitação do poder político, proteção aos direitos de propriedade e baixo nível de regulação. Ele também comenta que o papel do governo na economia é prover igualdade de condições para que todas as empresas possam competir e que o capitalismo de compadrio advém da relação de proximidade entre as elites política e econômica. A entrevista foi ao ar no dia 19 de fevereiro de 2019.

Mais Vistos