Fechar
Play Video

Paulo Tafner

Paulo Tafner é especialista em Previdência Social, pesquisador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe/USP) e professor da Universidade Cândido Mendes. Trabalhou como pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), onde foi coordenador do grupo de estudos da Previdenciários e editor da publicação “Brasil: o Estado de uma Nação”. Ainda foi subsecretário da Fazenda do Estado do Rio de Janeiro entre 2010 e 2014.

Atuou também como diretor do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e como superintendente de Estudos, Pesquisa e Capacitação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). É economista, doutor em Ciência Política e coautor de Demografia: uma ameaça invisível – o dilema previdenciário que o Brasil se recusa a encarar  (Elsevier, 2010).

UM BRASIL

Tafner concedeu entrevista ao UM BRASIL no dia 9 de março de 2018 e abordou o déficit previdenciário brasileiro. O pesquisador da Fipe e do Ipea explicou, entre outros pontos, que a mudança previdenciária é necessária para o País em âmbito nacional e regional em razão das diferenças existentes quanto à questão da Previdência entre a União e os Estados e municípios.

Mais Vistos