Graduado em Filosofia, com mestrado e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Atuou como professor titular do Departamento de Fundamentos da Educação e da Pós-Graduação em Educação da PUC-SP, entre 1977 e 2012.
Foi membro do Conselho Técnico Científico da Educação Básica da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), do Ministério da Educação, entre 2008 e 2010.
Foi secretário municipal de Educação de São Paulo, entre 1991 e 1992.
Atua, principalmente, com temas como educação libertadora, ética, multiculturalidade, antropologia filosófica e epistemologia, assuntos que também baseiam suas palestras.
É autor de mais de 20 livros. Sua publicação mais recente é A diversidade: aprendendo a ser humano, lançado em junho de 2020.
UM BRASIL
Em entrevista ao canal, em julho de 2020, ele põe em debate pontos como o preconceito e a ignorância elevados a um sentimento nacionalista, o perigo da descrença na ciência, os rumos da educação e a importância de que a liberdade seja um direito coletivo garantido. “A minha liberdade não acaba quando começa a do outro, a minha liberdade acaba quando acaba a do outro. Se algum ser humano não é livre, ninguém é livre”, pondera.
Em nova entrevista ao UM BRASIL, em agosto de 2020 – fruto de parceria com a Brazilian Student Association (BRASA) –, Cortella põe em debate a desigualdade em torno do acesso ao ensino de qualidade em escolas públicas e analisa como a pandemia agrava ainda mais esse problema estrutural. Ele também explica como os governos estaduais podem tornar o ensino remoto mais difundido, afora a perspectiva tecnológica.
Crédito da foto: Tomás Arthuzzi_Nova Escola
Brasil pode ser um grande responsável pela segurança energética do mundo, mas esbarra em entraves regulatórios, avalia Adriano Pires, do CBIE
ver em detalhesIzabella Teixeira, conselheira consultiva internacional do Cebri, afirma que o clima é uma agenda de desenvolvimento no mundo todo
ver em detalhesEm debate promovido pelo UM BRASIL e Movimento Pessoas à Frente, especialistas discutem os impasses da agenda da Reforma Administrativa no País
ver em detalhes