Fechar

Lourival Sant’Anna

Lourival Sant’Anna é repórter, analista de assuntos internacionais e integrante da equipe de jornalismo da CNN Brasil.

Nos últimos anos, fez reportagens para as revistas Exame, Época e Veja; para as emissoras de TV Bandeirantes, BandNews e SBT; e para o Estadão.

No jornal O Estado de S. Paulo, foi repórter especial entre 1998 e 2000 e entre 2001 e 2015, e editor-chefe, no ano 2000. Para o mesmo veículo, atuou como correspondente internacional em Londres, onde também foi produtor do serviço brasileiro da BBC.

Em sua carreira, esteve em mais de 70 países e cobriu eventos históricos e conflitos na Irlanda do Norte, na Colômbia, no Afeganistão, no Iraque, no Líbano, em Kosovo, na Faixa de Gaza, na Geórgia, na Líbia, na Síria e no Mali.

É autor dos livros Viagem ao mundo dos taleban e O destino do jornal.

Graduou-se em Jornalismo, em 1986, pela Universidade Federal de Goiás (UFG). De 1987 a 1989, completou os créditos do mestrado em Filosofia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e na Universidade de São Paulo (USP), mas não defendeu a dissertação. Fez mestrado em Jornalismo na USP entre 2004 e 2017.

UM BRASIL

Em entrevista ao UM BRASIL, Lourival Sant’Anna avalia a importância da condução da economia para a atração de investimentos internacionais e o papel da diplomacia brasileira para manutenção do poder brando do País. A conversa foi ao ar no dia 20 de dezembro de 2019.

Mais Vistos