Ricardo Sennes é formado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Tem mestrado e doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP). É especialista em analisar cenários políticos e econômicos, temas geopolíticos internacionais, políticas de inovação, internacionalização de empresas, entre outros assuntos.
Sennes tem experiência em projetos nos setores de infraestrutura, energia, indústria aeroespacial e defesa, saúde e tecnologia da informação. Coordenou o Grupo de Análise da Conjuntura Internacional (Gacint) da USP e atualmente é sócio-diretor da Prospectiva Consultoria Brasileira de Assuntos Internacionais e comentarista de política na TV Cultura.
UM BRASIL
Sennes afirmou em entrevista ao UM BRASIL que o baixo grau de mudança do perfil do Congresso Nacional é restritivo para as ações do futuro presidente do País. No vídeo, publicado em 21 de dezembro de 2017, o cientista político observou que a atuação do Congresso no Brasil é muito forte, e um presidente sem capacidade de liderança acaba sendo engolido por ele. A entrevista é resultado da parceria com o site InfoMoney.
Em entrevista ao canal, em abril de 2021, Sennes avalia que o Brasil precisa avançar em agendas econômicas que tornem a Nação mais competitiva em relação a países desenvolvidos; explica de que forma o País pode integrar diferentes visões e projetos de desenvolvimento de acordo com os diferenciais de cada região; e, ainda, analisa os fatores estruturais que travam o empreendedorismo e afastam projetos inovadores criados no território nacional.
Em nova entrevista ao UM BRASIL, em julho de 2023, Sennes avalia que, ainda que esteja “condenado” a fazer um jogo intermediário entre China e Estados Unidos, o Brasil ainda falha em colher os frutos advindos dessa postura mais cautelosa, de forma que perde oportunidades comerciais importantes com as duas nações mais ricas do mundo.