Roberto Giannetti é economista pela Universidade de São Paulo (USP) e tem larga experiência na área de Relações Internacionais e Comércio Exterior. Atualmente é presidente da Kaduna Consultoria e do Conselho Empresarial da América Latina (Ceal).
Ele foi diretor de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), cargo que exerceu por nove anos, e secretário executivo da Câmara de Comércio Exterior (Camex), órgão vinculado a Presidência da República, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. Foi ainda presidente da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex), de 2003 a 2009.
O economista faz constantemente palestras sobre economia e comércio exterior e é autor do livro “Memórias de um Trader – A História Vivida do Comércio Exterior Brasileiro nas Décadas de 70 e 80”.
UM BRASIL
Giannetti conversou sobre o desempenho brasileiro no comércio internacional. No vídeo, publicado em 12 de janeiro de 2018, falou com Thaís Heredia a respeito da importância da abertura econômica brasileira para geração de competitividade para de diversos setores e bem-estar para a sociedade.
A entrevista integra a segunda edição da série que discute estratégias para o crescimento e o papel do Estado na economia, gravada em São Paulo, em dezembro de 2017. Uma parceria com o Columbia Global Centers | Rio de Janeiro, braço da Universidade Columbia, de Nova York.
Para o cientista político Fernando Schüler, o País precisa abandonar polarização e focar em questões mais relevantes
ver em detalhesPara Christopher Garman, crescem figuras políticas com discurso antissistema e anti-imigração na Europa, nos Estados Unidos e na América Latina
ver em detalhesPara a economista Luciana Yeung, a insegurança jurídica no Brasil cria confusão e atinge empresas e sociedade como um todo
ver em detalhes