Nélida Piñon é escritora e imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL).
Quinta ocupante da Cadeira 30, em 1996-1997 se tornou a primeira mulher, em cem anos, a presidir a Academia Brasileira de Letras, no ano do seu primeiro centenário.
Suas obras foram traduzidas para mais de 20 países, entre eles Alemanha, França, Espanha, Itália, Estados Unidos e Rússia. Sua obra contempla romances, contos, ensaios, discursos, crônicas e memórias.
Nélida recebeu mais de 20 prêmios nacionais e internacionais. Entre os prêmios está o Príncipe de Astúrias das Letras de 2005, conferido na cidade espanhola de Oviedo. A autora chegou às últimas votações do júri ao lado dos escritores norte-americanos Paul Auster e Philip Roth e do israelense Amos Oz.
É formada em Jornalismo pela Faculdade de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
UM BRASIL
Nélida foi entrevistada pelo UM BRASIL em 1º de setembro de 2017, momento em que a escritora falou sobre o desafio de se criar um país de leitores, a presença das mulheres na literatura nacional e as deficiências do ensino.
Política
Jurista Vitalino Canas fala sobre os rumos dos sistemas de governo no Brasil e no mundo, além da necessidade de regular as plataformas digitais
ver em detalhes
Economia e Negócios
O economista Ricardo Sennes e Sandra Rios, ‘senior fellow’ do Cebri, debatem os desafios da abertura comercial em tempos de protecionismo
ver em detalhes
Economia e Negócios
Acadêmico Rodrigo Tavares defende que o Brasil use as receitas da exploração dos fósseis para custear a descarbonização
ver em detalhes