Michael Shifter é pesquisador sênior no Inter-American Dialogue. Antes, Shifter foi diretor do Programa de Governança e Direitos Humanos da Fundação Ford para a região andina e o Cone Sul e do Programa para a América Latina e o Caribe da Fundação Nacional para a Democracia.
Desde 1993, é professor adjunto da Escola de Relações Exteriores da Universidade de Georgetown, onde leciona sobre política latino-americana. Se formou no Oberlin College e tem mestrado em Sociologia na Universidade de Harvard, onde, durante quatro anos, lecionou sobre desenvolvimento e política na América Latina.
UM BRASIL
Em entrevista ao Canal UM BRASIL, publicada em dezembro de 2024, Michael Shifter lançou luz sobre o novo ciclo político dos Estados Unidos sob o governo de Donald Trump — o foco da análise são as relações internacionais.
O pesquisador disse esperar um governo menos engajado com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). O foco principal deve ser a pressão sobre o seu concorrente comercial, a China, e a construção de alianças no eixo Ásia–Pacífico.
Já a relação com o Brasil deve ser pautada pelo pragmatismo. A prioridade de Trump na América Latina, por questões migratórias, comerciais e de segurança, deve ser o México. Interesses econômicos, como o petróleo, podem influenciar nova postura em relação à Venezuela, avalia Shifter.
Vera Monteiro, professora na FGV, acredita que a Reforma Administrativa precisa ser uma pauta permanente no Brasil
ver em detalhesSegundo Rodrigo Maia, ex-presidente da Câmara dos Deputados, a democracia depende de harmonia entre Executivo e Legislativo
ver em detalhesSegundo a médica Vera Cordeiro, do Instituto Dara, combater desigualdades passa por garantir atenção, dignidade e direitos às crianças
ver em detalhes