Marina Silva é fundadora do partido político Rede Sustentabilidade (Rede).
Nascida em Rio Branco, Marina foi matriculada no Mobral, projeto de alfabetização do regime militar, alfabetizando-se apenas aos 16 anos. Chegou a ser professora na rede de ensino secundário.
Foi vereadora do município de Rio Branco, deputada estadual, senadora pelo Acre e secretária Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Partido dos Trabalhadores (PT) e ministra do Meio Ambiente. Em 13 de maio de 2008, pediu demissão do ministério. Em 2010, Marina disputou a Presidência da República pelo PV, obtendo a terceira colocação no primeiro turno, com mais de 19 milhões dos votos. E em 2018, disputou as eleições presidenciais pela terceira vez, alcançando 1% dos votos.
É graduada em História pela Universidade Federal do Acre (UFAC) com pós-graduação em Teoria Psicanalítica pela Universidade de Brasília (UnB) e Psicopedagogia pela Universidade Católica de Brasília (UCB).
UM BRASIL
Marina concedeu entrevista ao UM BRASIL para discutir a partidarização da política no Brasil.
A entrevista, feita no dia 13 de maio de 2017, faz parte da série “Diálogos que Conectam”, realizada pelo UM BRASIL em parceria com a Brazil Conference – evento realizado anualmente por alunos brasileiros da Harvard University e do Massachusetts Institute of Technology (MIT).
Pragmatismo é necessário para transformar modelo brasileiro de energia e atrair investidores, opina Rafaela Guedes, ‘senior fellow’ do Cebri
ver em detalhesCom a entrada na OMC, gigante asiático começou a dominar os mercados globais, explica Tanguy Baghdadi
ver em detalhesPedro Santa-Clara, diretor do TUMO Portugal, acredita que a sociedade ainda segue um modelo educacional que remete ao fim do século 18
ver em detalhes