É filósofo e escritor.
Atua como professor na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e na Fundação Armando Alvares Penteado (Faap), onde também exerce o cargo de vice-diretor e coordenador do curso de Comunicação e Marketing.
O palestrante e também colunista do jornal Folha de S.Paulo tem pós-doutorado em Epistemologia pela Universidade de Tel Aviv, em Israel, e mestrado pela Universidade de Paris. Cursou Filosofia na Universidade de São Paulo (USP) e é autor de diversos livros, entre eles, o Guia politicamente incorreto da filosofia.
UM BRASIL
Luiz Felipe Pondé conversou com o UM BRASIL em quatro ocasiões.
Em outubro de 2023, ele avaliou que a democracia, de alguma forma, sempre precisa “da ajuda de aparelhos” para funcionar, em qualquer lugar do mundo. Ele argumenta que, no caso do Brasil, o sistema não está tão mal quanto se temia no começo de 2023.
Na gravação publicada em 19 de maio de 2020, ele analisou a forma como a sociedade lida com a pandemia do covid-19. Em 2018, em entrevista realizada em parceria com a Expert XP, o escritor discutiu sobre a crise da democracia, o populismo e os avanços econômicos de regimes totalitários. Já em 2014, Pondé refletiu sobre a maturidade da democracia brasileira e a ocupação das ruas por movimentos sociais.
Para Silvia Matos, do ‘Boletim Macro IBRE’, País está no negativo há mais de dez anos
ver em detalhesDe acordo com o cientista político Carlos Melo, a reorganização das forças globais deu origem a uma nova era “pós-Ocidente”
ver em detalhesSegundo Marcos Lisboa, ex-presidente do Insper, e Felipe Salto, sócio da Warren Investimentos, é preciso superar o modelo federativo, que se esgotou
ver em detalhes