UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
VOLTAR

Entrevistados

Jorge Forbes

  • COMPARTILHAR

Jorge Forbes é psicanalista e médico psiquiatra. Tem doutorado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Forbes também fez mestrado em Psicanálise pela Universidade Paris VIII, na França.

É analista membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Escola Europeia de Psicanálise. Integra ainda a Associação Mundial de Psicanálise (AMP). É presidente do Instituto de Psicanálise Lacaniana (Ipla) e diretor da Clínica de Psicanálise do Centro do Genoma Humano, na USP.

Forbes criou o programa TERRADOIS para a TV Cultura e também é autor de vários artigos e livros. Venceu o Prêmio Jabuti em 2013 com o livro “Inconsciente e responsabilidade: psicanálise do século XXI”.

UM BRASIL

Participou de duas entrevistas do UM BRASIL, sendo a mais recente no dia 3 de agosto de 2015, quando analisou como a figura do líder se funde ao do educador. O especialista disse que o tipo de liderança no mundo pós-moderno é diferente do mundo moderno.

Veja a outra entrevista:

Jorge Forbes analisa o cenário eleitoral brasileiro

Em nova entrevista, em abril de 2022, Forbes analisa a política de “cancelamento”, tema frequente nas redes sociais, bem como os atuais reflexos sociais das movimentações e dos protestos de 2013, que ocorreram em todo o País.

 

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Economia e Negócios

Transição energética precisa ser viável economicamente 

Pragmatismo é necessário para transformar modelo brasileiro de energia e atrair investidores, opina Rafaela Guedes, ‘senior fellow’ do Cebri

ver em detalhes
Entrevista

Ao criarem sistema regulador do comércio mundial, os Estados Unidos não previam a ascensão da China 

Com a entrada na OMC, gigante asiático começou a dominar os mercados globais, explica Tanguy Baghdadi

ver em detalhes
Educação e Cultura

Educação precisa acompanhar revolução tecnológica 

Pedro Santa-Clara, diretor do TUMO Portugal, acredita que a sociedade ainda segue um modelo educacional que remete ao fim do século 18

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

Acompanhe nossos posts no LinkedIn e fique por dentro
das ideias que estão moldando o debate público.