UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
VOLTAR

Entrevistados

Jorge Forbes

  • COMPARTILHAR

Jorge Forbes é psicanalista e médico psiquiatra. Tem doutorado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Forbes também fez mestrado em Psicanálise pela Universidade Paris VIII, na França.

É analista membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Escola Europeia de Psicanálise. Integra ainda a Associação Mundial de Psicanálise (AMP). É presidente do Instituto de Psicanálise Lacaniana (Ipla) e diretor da Clínica de Psicanálise do Centro do Genoma Humano, na USP.

Forbes criou o programa TERRADOIS para a TV Cultura e também é autor de vários artigos e livros. Venceu o Prêmio Jabuti em 2013 com o livro “Inconsciente e responsabilidade: psicanálise do século XXI”.

UM BRASIL

Participou de duas entrevistas do UM BRASIL, sendo a mais recente no dia 3 de agosto de 2015, quando analisou como a figura do líder se funde ao do educador. O especialista disse que o tipo de liderança no mundo pós-moderno é diferente do mundo moderno.

Veja a outra entrevista:

Jorge Forbes analisa o cenário eleitoral brasileiro

Em nova entrevista, em abril de 2022, Forbes analisa a política de “cancelamento”, tema frequente nas redes sociais, bem como os atuais reflexos sociais das movimentações e dos protestos de 2013, que ocorreram em todo o País.

 

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Economia e Negócios

Brasil encontra dificuldade para gerar receita acima dos gastos 

Para Silvia Matos, do ‘Boletim Macro IBRE’, País está no negativo há mais de dez anos

ver em detalhes
Internacional

Brasil e mundo vivem uma nova era geopolítica e tecnológica 

De acordo com o cientista político Carlos Melo, a reorganização das forças globais deu origem a uma nova era “pós-Ocidente”

ver em detalhes
Economia e Negócios

Na reforma do Estado brasileiro, foco deve estar no cidadão e no controle de gastos 

Segundo Marcos Lisboa, ex-presidente do Insper, e Felipe Salto, sócio da Warren Investimentos, é preciso superar o modelo federativo, que se esgotou

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

Acompanhe nossos posts no LinkedIn e fique por dentro
das ideias que estão moldando o debate público.