Janaina Paschoal é bacharel em Direito e doutora em Direito Penal pela Universidade de São Paulo (USP). É professora livre-docente na Faculdade de Direito da USP e sócia da Paschoal Advogados.
Foi uma das autoras do pedido de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e participou ativamente na tramitação do processo na Câmara dos Deputados e no Senado.
Foi assessora na Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) e no Ministério da Justiça, tendo presidido o Conselho Estadual de Entorpecentes de São Paulo. Também compôs o Conselho Estadual de Política Criminal e Penitenciária, sendo conselheira seccional da Organização dos Advogados (OAB/SP).
É autora de livros, entre eles “Código Penal Comentado, Direito Penal: jurisprudência em debate” e “Constituição, criminalização e Direito Penal mínimo”.
UM BRASIL
Janaína falou de política e igualdade na aplicação da Lei no Brasil. Na ocasião, em 3 de junho de 2016, a advogada afirmou que o País deu uma aula de República para o mundo.
Segundo a médica Vera Cordeiro, do Instituto Dara, combater desigualdades passa por garantir atenção, dignidade e direitos às crianças
ver em detalhesPara o cientista político Fernando Schüler, o País precisa abandonar polarização e focar em questões mais relevantes
ver em detalhesPara Christopher Garman, crescem figuras políticas com discurso antissistema e anti-imigração na Europa, nos Estados Unidos e na América Latina
ver em detalhes