É jornalista.
Formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com mestrado em política econômica internacional pela University of Warwick, em Coventry, no Reino Unido.
Trabalhou no jornal O Globo e na consultoria Economist Intelligence Unit. Está no jornal Folha de S.Paulo, onde escreve sobre educação, às quartas.
Venceu os prêmios Icatu de Jornalismo Econômico e Fiatallis (atual Prêmio CNH Industrial de Jornalismo Econômico). Em 2004, venceu pela Folha o Citi Journalist Excellence Award e o Prêmio Esso de Jornalismo em 2013, na categoria Esso de Educação.
UM BRASIL
Érica participou do debate em homenagem ao Mês da Mulher. No vídeo publicado no dia 16 de março de 2018, ela e as jornalistas Thais Herédia e Sabine Righetti discutiram os desafios das mulheres no trabalho, as maneiras de lidar com o assédio e a discriminação, as dificuldades de conciliar a carreira e a maternidade, e as práticas das empresas em favor de oportunidades mais iguais para mulheres e homens.
Em debate em junho de 2020, Érica avaliou as perspectivas para o Brasil pós-pandemia da covid-19 ao lado do jornalista e doutor em Ciência Política Renato Galeno, e também do cientista político Humberto Dantas.
Para o cientista político Fernando Schüler, o País precisa abandonar polarização e focar em questões mais relevantes
ver em detalhesPara Christopher Garman, crescem figuras políticas com discurso antissistema e anti-imigração na Europa, nos Estados Unidos e na América Latina
ver em detalhesPara a economista Luciana Yeung, a insegurança jurídica no Brasil cria confusão e atinge empresas e sociedade como um todo
ver em detalhes