Fechar

Entrevista com Luís Roberto Barroso

Em relação ao uso da inteligência artificial no País, o presidente do Supremo, Luís Roberto Barroso, acredita que os receios são justificáveis, mas relativos. “Há muita gente que se preocupa, com razão, com o que chamamos de ‘discriminação algorítmica’. Como a ferramenta é alimentada pela condição humana, reproduziria, então, os mesmos preconceitos e discriminações. E essa é uma inquietação importante”, afirma Barroso, em entrevista ao Canal UM BRASIL.

Entretanto, para ele, tudo depende de como a tecnologia será programada. “Juízes humanos também têm preconceitos, também discriminam, podem sofrer influência política, podem ter algum tipo de interesse impróprio”, provoca Barroso.

Essas e outras questões são debatidas no livro que o presidente do Supremo lançou recentemente em Brasília, Inteligência Artificial, plataformas digitais e democracia — Direito e tecnologia no mundo atual (Editora Fórum, 2024). A publicação aborda as infinitas possibilidades e também os riscos consideráveis envolvendo o tema.

A entrevista é ilustrada pela charge da Caco Galhardo.

OBRIGADO POR SE CADASTRAR NA NOSSA NEWSLETTER! AGORA VOCÊ IRÁ RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE QUESTÕES POLÍTICAS, ECONÔNICAS E SOCIAL DO BRASIL. CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER!