Fechar
Play Video

Hélio Beltrão Filho defende a desburocratização do Estado brasileiro

DEBATEDORES | Hélio Beltrão

Na continuação da série de entrevistas feita pela FecomercioSP, o presidente do Instituto Mises Brasil, Hélio Beltrão Filho, analisa o tamanho e a importância que o Estado brasileiro tem perante as questões econômicas em nosso país e defende a desburocratização e a descentralização do poder de Brasília.

“Para mudar qualquer caminho político do nosso país é preciso que as reivindicações venham da rua, como vem ocorrendo nos últimos anos. Também é necessária uma conscientização geral para que quando o objetivo for alcançado, ele realmente se instale nas relações políticas.”

Para Beltrão Filho, o país poderia ter avançado mais na desburocratização, pois desde os anos 80, com a revolução tecnológica, não se percebia uma real desburocratização no Estado. “Ainda temos no Brasil uma mentalidade cartorial que impede qualquer avanço na desburocratização, além de frear as benesses dos avanços tecnológicos.”

Beltrão Filho avalia ainda a dependência do brasileiro em relação a Brasília : “é a ideia que o nós precisamos de alguém para gerir nossas vidas. Uma espécie de Estado babá, que dite os rumos da economia e possa gerir a vida das pessoas. Outro fator que deve ser considerado é o histórico, que passa um pouco pelas ideias socialistas de ter a propriedade social dos meios de produção.”

Mais Vistos