Fechar
Play Video

Sociedade tem papel importante no desenvolvimento dos alunos

DEBATEDORES | Fabiana de Felício

A forma como a gestão pública (municipal, estadual e federal) é conduzida reflete nos resultados educacionais de cada território, mas a sociedade também tem papel importante no desenvolvimento dos alunos. Essa é a visão da consultora da METAS Sociais e ex-diretora do Inep, Fabiana de Felício.

Na conversa com Sabine Righetti, ela explica que a avaliação da educação nos municípios passa pela gestão pública como um todo, e não apenas pela atuação municipal como muitas pessoas pensam. Fabiana chama a sociedade de “quarto ator” e diz que toda criança é afetada pela família e pelas oportunidades que tem em casa. “Se não houvesse gestão pública, aquela sociedade iria provavelmente se organizar para oferecer algum tipo de educação”, diz.

Fabiana fala que o Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb) é formado por três indicadores de resultado e quatro de insumo. Além dos indicadores, ela analisa que outras políticas podem afetar indiretamente os resultados, como o aumento do salário dos professores. “Esse tipo de medida torna a carreira mais interessante e atrai mais professores para os concursos, além de docentes com melhor formação”, avalia.

A entrevista integra a série “Federalismo e Educação no Brasil”, produzida em parceria com o Centro de Liderança Pública (CLP), responsável pelo Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb).

 

 

Mais Vistos