Mapa Educação

Educação é tema recorrente na agenda do UM BRASIL e permeia grande parte das nossas discussões e dos eventos que participamos e apoiamos. Por isso, o Movimento Mapa Educação é parceiro tanto em geração como em difusão de conteúdo. Foi assim em junho de 2016, ocasião em que Renan Ferreirinha, um dos fundadores do Movimento, participou do UM BRASIL Talks com o ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro.

No ano seguinte, foi a vez de um bate-papo com Michael Sandel, professor de Filosofia Política da Universidade Harvard, durante a Brazil Conference – evento realizado anualmente por alunos brasileiros da Harvard University e do Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Esses e outros debates provenientes dessa parceria podem ser visualizados aqui. Conheça o movimento em mapaeducacao.com.


"Se a educação é a chave para o futuro, temos que entender que a ignorância é tão ruim quanto uma doença"

Renato Janine

Renato Janine Ribeiro debate ética, política e os desafios da Educação

UM BRASIL Talks: novos debates, em um novo formato. No segundo programa da série, o professor titular de Ética e Filosofia Política da USP, Renato Janine Ribeiro, discute a importância da formação intelectual do cidadão crítico para a construção de uma sociedade mais justa. Ribeiro ocupou o posto de ministro da Educação entre abril e outubro de 2015. A conversa é mediada pelo jornalista Juliano Dip e contou com a com a participação de Gabriela Fusco Mendes, aluna de engenharia elétrica da USP/Cornell University/The University of Hong Kong; Guilherme Rosso, bacharel em Ciências e Tecnologia pela UFRN / Clark University e idealizador da Rede Ciência Sem Fronteiras; e Renan Ferreirinha Carneiro, aluno de Economia e Ciências Políticas da Universidade de Harvard e co-fundador do movimento Mapa Educação.

“Os cidadãos estão frustrados com a democracia”

Michael Sandel

Michael Sandel fala sobre ética, justiça e futuro da democracia no Brasil

Professor de Filosofia Política da Universidade de Harvard, Michael Sandel conversa com o UM BRASIL sobre seu best-seller “Justiça”, em que debate “o que é fazer a coisa certa?” por meio de exemplos do dia-a-dia do cidadão comum. Em meio a crise de representatividade no mundo democrático, o filósofo analisa a situação política brasileira, defende a necessidade de reflexão sobre ética e justiça no debate público e alerta contra riscos dos discursos extremistas.

Junta-se ao debate o brasileiro Renan Ferreirinha Carneiro, co-fundador do Mapa Educação e estudante de economia em Harvard, que conta sobre a experiência de receber Sandel no Brasil para falar com cidadãos e lideranças públicas e debater o "jeitinho brasileiro".

A entrevista faz parte da série “Diálogos que Conectam”, realizada pelo UM BRASIL em parceria com a Brazil Conference – evento realizado anualmente por alunos brasileiros da Harvard University e do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Neste ano, a missão da Conferência foi proporcionar o diálogo entre as mais diversas lideranças do País a fim de criar debates produtivos na busca de consensos sobre o futuro do nosso país.