Fundação Lemann

Fundada em 2002 pelo empresário Jorge Paulo Lemann, a Fundação Lemann é uma organização familiar sem fins lucrativos. Sua missão é colaborar com pessoas e instituições em iniciativas de grande impacto para garantir a aprendizagem de todos os alunos e para formar uma rede de líderes que resolvam os problemas sociais do país, levando o Brasil a um salto de desenvolvimento com equidade.

O UM BRASIL acredita que sua missão é similar a da Fundação Lemann, no sentido de capacitar o futuro líder para o debate sobre a questão pública. Este trabalho resultou em diversas entrevistas além da Campanha "Mês do Impacto Social" onde conteúdos sobre transformação social, empreendedorismo social, gestão pública, educação, saúde pública, entre outros temas relevantes para o Brasil são colocados em pauta e debatidos pelos alunos fellows. link:


“Fazer o que julgamos certo também é muito difícil”

Anne Lin Goodwin discute a Base Nacional Comum Curricular

Na discussão, Sabine Righetti e Letícia Lyle, especialista em competências socioemocionais e diretora da Área de Currículo e Avaliação das Iniciativas em Educação Básica do Somos Educação, conversam com Anne Lin Goodwin, vice-reitora e professora de Educação da Teachers College, da Universidade Columbia, sobre os desafios de implementação da Base Nacional Comum Curricular e a sua relevância para um ensino mais igualitário no Brasil e no mundo.

O Mês do Impacto Social é uma campanha da Fundação Lemann, em parceria com o Um Brasil, para debater educação, saúde, segurança e outros temas de política pública.

"Quem tem que dar o exemplo é o setor público”

OS DESAFIOS DA VIDA POLÍTICA, POR FERNANDO HADDAD

No Mês do Impacto Social, Humberto Dantas e os representantes do Lemann Fellowship, José Frederico Lyra Netto e Tábata Amaral, conversam com o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, sobre as dificuldades de se trazer gente do setor privado para a administração pública, a importância da apropriação do espaço público e o futuro da esquerda no cenário político. 

Na discussão, o prefeito responde perguntas sobre a reestruturação das finanças públicas, as dificuldades na construção de novas moradias e as críticas aos investimentos na periferia. O Mês do Impacto Social é uma campanha da Fundação Lemann, em parceria com o Um Brasil, para debater educação, saúde, segurança e outros temas de política pública.

Práticas inovadoras de educação em diferentes realidades brasileiras

A importância de se olhar para a realidade do aluno, o papel do professor na formação do jovem e as novas tecnologias que ajudam no aprendizado.

Neste debate, produzido pelo UM BRASIL e Fundação Lemann, três professores da Rede Conectando Saberes discutem os novos desafios da escola pública brasileira.

Premiados por suas práticas de ensino, os educadores contam como geraram soluções eficazes nas escolas em que atuam sem esperar por iniciativas governamentais.

A conversa foi mediada por Leandro Beguoci, diretor editorial e de produtos da Associação Nova Escola.

"Bons líderes políticos precisam ter visão altruísta; competência; e passar a confiança de que agem sempre com imparcialidade e justiça"

“Bons líderes políticos precisam ter visão altruísta; competência; e passar a confiança de que agem sempre com imparcialidade e justiça”

Ngaire Woods

Formação de bons líderes para o setor público, por Ngaire Woods

A reitora da Escola de Governo Blavatinik, da Universidade de Oxford, Ngaire Woods, fala sobre a necessidade da formação de bons líderes para o setor público em entrevista conduzida por Patrícia Tavares, que é Lemann Fellow nessa mesma instituição.

Ngaire comenta ainda a tensão pós-Brexit e a disputa eleitoral nos Estados Unidos. Sobre a crise política no Brasil, ela destaca um ponto positivo: "As instituições do País estão em pleno funcionamento e sendo testadas até o seu limite."