Atuação

O UM BRASIL é parceiro do Instituto Atuação, organização apartidária e sem fins lucrativos que atua em pesquisa, estratégia e articulação. Com sede em Curitiba, no Paraná, atua no desenvolvimento da democracia com foco em participação social, transparência pública e cultura política. Mais informações em http://www.atuacao.org.br

O Instituto Atuação organiza a Semana da Democracia, evento anual do qual o UM BRASIL foi parceiro em 2016. Assista abaixo ao clipe do evento e às entrevistas produzidas pelo UM BRASIL durante a Semana da Democracia 2016.

Em maio de 2017, o Instituto Atuação promove um evento para o lançamento da 2ª COLETÂNEA DA DEMOCRACIA. O evento contará com a presença de Larry Diamond* e do professor doutor José Álvaro Moisés, que faz parte do acervo do UM BRASIL.

Fique ligado que logo mais teremos novo conteúdo no ar.

*Larry Diamond é pesquisador sênior na Hoover Institution, Universidade de Stanford. Também em Stanford, trabalha como professor de ciência política e sociologia e coordena o programa de democracia no Centro em Democracia, Desenvolvimento e Estado de Direito (CDDRL). É também coeditor e fundador do mundialmente respeitado "Journal of Democracy".

Assista ao vídeo

2ª semana da Democracia - highlights


"A democracia requer cidadões que acreditem que vale a pena defendê-la"

Larry Diamond

CRISE DA DEMOCRACIA EXIGE DIÁLOGO E RENOVAÇÃO, POR LARRY DIAMOND

Em parceria com o Instituto Atuação, o UM BRASIL entrevista Larry Diamond, professor da Universidade de Stanford e um dos principais pensadores contemporâneos da democracia. Diamond analisa o atual período de turbulência no mundo democrático, marcado por insatisfação popular, falta de representatividade dos partidos, ativismo do judiciário e polarização acentuada nas mídias sociais. Sobre o Brasil, ele avalia que crise representa oportunidade para que o País promova reformas necessárias e “atinja o potencial que todos sabem que tem”.

“Democracia se aprende na prática”

Pablo Venezuela

O processo de consolidação da democracia, por Pablo Valenzuela

Pablo Valenzuela discute os desafios da consolidação da democracia na América Latina nesta entrevista ao UM BRASIL, mediada por Humberto Dantas. Mestre em Ciência Política e pesquisador da Corporação Latinobarómetro em Santiago, Valenzuela sustenta que o cidadão precisa sentir-se participante do processo democrático e enxergar que pode, sim, influir nas decisões políticas.

"A democracia depende de leis, não de homens"

Lucy Bernholz

O que é democracia digital, por Lucy Bernholz

Como as novas ferramentas digitais podem ser usadas para ampliar a nossa participação democrática e como elas influenciam o cenário político e os processos culturais? Nesta entrevista para o UM BRASIL, Guilherme Baroli conversa com Lucy Bernholz, pesquisadora do Centro de Filantropia e Sociedade Civil da Universidade de Stanford, sobre o que significa democracia digital e debate a importância da transparência na construção das sociedades modernas.

“A partir da prática, abrimos espaços para a troca”

Rafael Poço

Tendências, práticas inovadoras e sociedade na análise de Rafael Poço

As novas ferramentas para participação política e o que está por trás de uma cidadania mais ativa. Nesta entrevista para o UM BRASIL, Humberto Dantas conversa com Rafael Poço, fundador do Update Politics, sobre as tendências e possibilidades do séc. XXI, a importância do protagonismo do cidadão e como potencializar as formas de democracia.