Acredito

O Acredito é um movimento de renovação política nacional e suprapartidário, com a visão de promover, em dez anos, ampla renovação de pessoas, ideias e práticas no Congresso Nacional. O movimento deu seu pontapé inicial com a “Carta a uma geração”, publicada em matéria na Folha de S.Paulo.

Em seguida, foi citado em uma série de artigos e reportagens, incluindo na revista Problemas Brasileiros, em parceria com o UM BRASIL.

Foi lançado oficialmente no dia 29 de julho de 2017 em capitais das cinco regiões do País: Recife, Goiânia, Rio Branco, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo. Em meio à descrença generalizada em relação ao mundo político, o Acredito está mobilizando jovens por todo o território nacional interessados em se envolver na política. Conectando iniciativas locais numa ampla rede nacional, os eventos de lançamento tiveram presença de líderes da sociedade civil, e, juntos, os participantes debateram visões para o futuro do Acredito e do Brasil.

Materiais produzidos na parceria UM BRASIL e ACREDITO podem ser encontrados a seguir, exemplo do papo que aconteceu no Brazil Conference 2017, evento organizado por alunos de Harvard e do MIT que contou com a presença de participantes do movimento.


”O caminho é a política"

Jovens lançam alternativa "progressista" para renovação política

Iniciativa de jovens lideranças de várias regiões do País, o Movimento Acredito quer qualificar o debate público e renovar a política nacional. Em entrevista ao UM BRASIL, quatro membros do movimento apresentam princípios, objetivos e estratégias de atuação do grupo que ajudaram a fundar. São eles: Nádia Leão, Bruno Santos, Tabata Amaral de Pontes e Lígia Stocche Barbosa.

Crítico do debate superficial e polarizado, o Acredito se apresenta como alternativa “progressista” aos novos movimentos que captam a insatisfação do eleitorado. Para as eleições de 2018, eles devem apoiar 30 candidatos a deputado estadual ou federal que nunca tiveram mandato.

O debate faz parte da série “Diálogos que Conectam”, realizada pelo UM BRASIL em parceria com a Brazil Conference – evento realizado anualmente por alunos brasileiros da Harvard University e do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Neste ano, a missão da conferência foi proporcionar o diálogo entre as mais diversas lideranças brasileiras a fim de criar debates produtivos na busca de consensos sobre o futuro do nosso País.